Conheça os nutrientes da azeitona e como ela faz bem à saúde


Cheia de benefícios, a azeitona protege o coração, aumenta a imunidade, possui vitamina A. Então vale a pena investir e ter uma vida mais saudável

A relação é simples: se o azeite, obtido da azeitona, faz bem à saúde, o fruto, consumido in natura, também é benéfico ao organismo. O raciocínio está correto, porém cabem algumas considerações.

Na dose certa

Pouca gente sabe, mas não é possível colher azeitonas e comê-las logo em seguida, pois são bastante ácidas e amargas. Para que fiquem próprias para o consumo, elas são colocadas em uma solução com água e sal, que garante o seu sabor. Porém, é justamente por causa dessa solução que o consumo do fruto precisa ser moderado.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Unicamp, em 100g de azeitona em conserva a concentração de sódio é de 1347mg. Esse nutriente ajuda a reter água no organismo, e o líquido em excesso na circulação faz a pressão subir. Além disso, a mesma quantidade de azeitonas verdes contém 140kcal, ou seja, elas também são bastante calóricas. Tanto para os hipertensos, quanto para quem está acima do peso, a sugestão é moderar no consumo.

Os nutrientes

A boa quantidade de ácidos graxos no fruto faz com que a azeitona seja uma opção para quem deseja proteger o coração, já que impede o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e, com isso, reduz o risco de derrames e infartos. Além disso, ela ainda possui vitamina A, que auxilia na saúde dos olhos, aumenta a imunidade e protege contra doenças que acometem o aparelho respiratório; e vitamina E, um poderoso antioxidante que previne problemas cardiovasculares e retarda o envelhecimento celular como um todo.

As fibras, presentes na azeitona, também dão uma forcinha extra para o bomfuncionamento do intestino e reduzem problemas de estômago como úlcera e gastrite. Como os minerais não poderiam faltar, o fruto das oliveiras ainda oferece boa dose de fósforo, que fortalece os ossos e contribui na absorção de cálcio; e potássio, que regula os batimentos cardíacos e previne cãibras.

Cada cor, um estágio!

A cor das azeitonas varia de acordo com a maturação em verdes, pretas e mistas. Confira: Verdes: são retiradas do pé antes de estarem maduras. Porém, alguns padrões precisam ser seguidos: as medidas do fruto devem ser as ideais para o consumo in natura. Pretas: elas contêm bastante sumo e são colhidas na fase de maturação completa. Um outro detalhe é o seu sabor: é mais adocicado em relação às de coloração verde ou mista. Mistas: são as azeitonas colhidas um pouco antes do processo de maturação, quando estão mudando da cor verde para a preta.

 

Fonte: www.altoastral.com.br