Catupiry: você conhece sua história?


Ele é super conhecido e muito presente na culinária brasileira. Saiba mais sobre essa delícia!

Aquela coxinha dourada e suculenta não seria a mesma se não fosse recheada com o acréscimo desse delicioso creme de queijo. E, não só por aí… Pense só naquela pizza de frango da Pizzaria Boca de Forno, que também não seria tão única se não fosse o saboroso casamento com o catupiry.

Muitos outros pratos transbordam a bela combinação que esse tipo de queijo traz. Mas você sabe a origem e a história por trás dessa iguaria?

Em 1911…

Um casal de imigrantes italianos chamados Mário e Isaíra Silvestrin chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Lambari com uma receita de família de um requeijão cremoso. A receita que era produzida para a família agradou os amigos e tornou-se muito requisitada. Os amigos do casal por sua vez sugeriam para a comercialização do produto.

Quando decidiram iniciar a comercialização do produto, a produção era totalmente artesanal e o armazenamento era feito em pequenas caixas de madeira e envoltos de um papel tipo celofane. As cores que prevaleciam eram azul, vermelho e branco.

Em 1949…

A empresa foi crescendo e durante este ano, sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até os dias de hoje. A empresa de laticínios Catupiry, produzia o queijo diferencial, de textura cremosa e pouca acidez.

Na década de 90…

As tradicionais caixinhas de madeira foram substituídas por embalagens de plástico e outros formatos foram surgindo, como os baldes e bisnagas que passaram a ser requisitados por pizzarias e outras empresas que demandavam grande quantidade de catupiry.

Atualmente, encontramos nos supermercados opções de catupiry na bisnaga, no copo e outros formatos.

Mas Catupiry é a marca ou o produto?

Sabe aquela história das marcas que se tornam grande referência no seu setor que acabam descrevendo o produto? É o caso da Catupiry, que é uma marca. O queijo é tipo requeijão cremoso e a sua marca é Catupiry.

E o que significa Catupiry?

Segundo historiadores, a palavra tem origem indígena, tupi-guarani, que significa excelente. Verdade ou não, podemos dizer que a única certeza é que faz todo o sentido! É uma delícia!

 

 

Fonte: portaldoqueijo.com.br