Benefícios do palmito para a saúde


Muito usado em dietas alimentares para redução de peso, o palmito é um alimento saudável e natural, de baixa caloria, muito rico em potássio.

Esse mineral ajuda a controlar a pressão arterial e estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo.

Extraído de dentro do caule de algumas palmeiras, como a Jussara, Açaí e Pupunha, o palmito pode ser colocado em diversos pratos. É muito usado como recheio de salgados, como empadinhas e pastéis, assim como pode ser comido puro e gelado, em saladas. É um alimento delicioso e normalmente comercializado em conserva de salmoura industrializada. Na pizza da Boca de Forno ele fica mais que delicioso!

O vegetal é rico nos seguintes minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Em relação a vitaminas, o palmito possui: vitamina A, vitamina B e vitamina C. Além de todas essas propriedades, o alimento ainda é rico em fibras, importantes para a regulação e bom funcionamento intestinal.

Riboflavina (vitamina B2) no palmito
A riboflavina ou vitamina B2 encontrada no palmito é fonte de benefícios para a produção de células vermelhas, que auxiliam no fortalecimento do organismo de modo geral. Essa substância contribui com o bem estar da pessoa e previne o envelhecimento precoce. Além disso, para quem pratica esportes ou atividades físicas, profissionalmente ou de modo amador, pode perceber uma melhora no desempenho nos treinos. Isso porque essa vitamina auxilia na perda de massa gorda e favorece o ganho de massa muscular.

O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela quantidade de vitamina C que o palmito fornece ao organismo humano. Essa vitamina é essencial para a otimização do desempenho físico e favorece a absorção de ferro pelo corpo, um elemento importante também para o enrijecimento e tônus muscular.

Portanto, o palmito é um excelente alimento que deve ser incluído nas dietas balanceadas e nutritivas.

Fonte: www.saudemedicina.com